Sensible Soccers. Quando a cor e o som se fundem em boa disposição

Numa noite chuvosa de tons cinza, o Beat Club transformou-se este sábado, dia 2 de abril, num verdadeiro oásis de cor e sons exóticos. Em palco, durante uma hora e vinte minutos, os Sensible Soccers deram corpo a uma vibrante, relaxante e colorida viagem sonora, apresentando o seu segundo álbum de originais, Villa Soledade.

Antiteticamente abrindo com Clausura, pintados por fortes luzes de tons roxos e azulados, a banda aproveitou estes 9 minutos iniciais de calma ambiental para ir acertando o som, enquanto o público mergulhava numa experiência hipnótica. A intensidade subiu com o tema título do novo trabalho, dando lugar aos primeiros movimentos de dança no recinto, que não estando cheio, estava muito bem composto.

Do roxo ao azul, as luzes passaram então a verde, para uma demonstração da versatilidade da banda ao apresentar Bolissol, a banda sonora de um final de tarde numa qualquer praia paradisíaca nos anos 80, o apogeu da boa disposição dos Sensible Soccers. Sempre sorridentes e ainda seguindo a ordem dos temas do novo disco, foi a vez da mais selvática e experimental Nunca Mais Se Esquece, pintada de azul e branco, aquecer ainda mais o público.

O resto do concerto foi composto sobretudo por temas do primeiro álbum, como AFG, Sob Evariste Dibo e Ulrike, com direito ainda a Shampom , do trabalho mais recente, antes de sairem de palco. Apenas dois minutos depois regressaram, para um encore em dose dupla, primeiro com romantismo e por fim com intensidade. Para a história, ficam memórias quentes fazendo esquecer a noite fria, de uma banda que transpira boa onda e inspira calma e felicidade em cada nota.

Fotografia: Marina Silva
Texto: David Matos