OUT.RA Música: Determinado o arranque de 2016 no Barreiro

A OUT.RA – Associação Cultural já revelou os seus planos para o primeiro trimestre do próximo ano em parceria com várias entidades do Barreiro.

O concerto trimestral curado pela OUT.RA no Auditório Municipal Augusto Cabrita servirá a Tó Trips, metade de Dead Combo, apresentar o seu novo disco a solo, Guitarra Makaka: Danças a um Deus Desconhecido, no dia 22 de Janeiro. Os bilhetes valem 5 euros e podem já à venda no local e no Posto de Turismo Municipal, situado no Mercado 1º de Maio.

Já no Velvet Be Jazz Club há um concerto por mês. Em Janeiro, no dia 30, acolhe-se a primeira apresentação pública do trabalho de um trio de incontornáveis do jazz português – o percussionista Gabriel Ferrandini, o pianista Rodrigo Pinheiro e o saxofonista Pedro Sousa. Na mesma noite haverá também concerto dos irmãos dinamarqueses Asger e Holger Hartvig, neste momento a residir na cidade. Os bilhetes custarão 3,50 euros. A 13 de Fevereiro o mesmo espaço recebe o duo norte-americano do percussionista Chris Corsano e do saxofonista Joe McPhee, uma dupla que revela há mais de uma década trabalho conjunto no free jazz. Aqui a entrada vale 5 euros.

Também no Velvet Be Jazz Club, mas já em Março (dia 5), recebe-se o multi-instrumentista argentino Alan Courtis. O músico vai desenvolver no início do mesmo mês uma residência/workshop para Pessoas com Necessidades Especiais, em parceria com a associação NÓS. Para esta residência aguardam-se mais informações, mas estarão abertas candidaturas por parte de músicos locais ou nacionais que pretendam participar e entender os métodos de Courtis.

E a propósito da vinda do argentino será exibido no dia 27 de Fevereiro, no Cine Clube do Barreiro, o documentário “Buscando a Reynols”, de Néstor Frenkel, que retrata a história dos Reynols, banda que o próprio fundou. No ciclo de cinema para este trimestre estão também em cartaz “Autoluminescent: Rowland S. Howard”, de Richard Lowenstein e Lynn-Maree Milburn (dia 9 de Janeiro), e “They Will Have To Kill Us First: Malian Music In Exile”, de Johanna Schwartz (dia 19 de Março).