Kode9 fecha o primeiro trimeste de 2016 da GNRation

A identidade que a GNRation tem adquirido em especial nos últimos anos é ponto de partida para apostas tão certas como esta que fazem para o primeiro trimestre de 2016.

A sala bracarense recebe já em meados de Janeiro duas noites (dias 15 e 16) para Noiserv se desafiar, como multi-instrumentista capaz, instrumentar o universo animado do japonês Hayao Miyazaki (Spirited Away, Howl’s Moving Castle, My Neighbor Totoro). No final do mês, a 29, a celebração anime transforma-se em ritual voodoo com os xamãs HHY & The Macumbas em apresentação de Throat Permission Cut, trabalho de estreia.

A 12 de Fevereiro recebe-se o jazz do duo Chris Corsano (bateria) e Joe McPhee (saxofone), seguindo-se um workshop com os mesmos no dia seguinte. Segue-se o trio nova-iorquino Dawn of Midi com Dysnomia nas suas seis mãos de piano, contrabaixo e bateria no dia 17, com a primeira parte de OZO. A exploração musical estende-se à electrónica densa no dia 18 com novo regresso de Ben Frost a Portugal para nova apresentação do estrondoso A U R O R A.

Para fechar o trimestre há “Trabalho da Casa”, apresentações de obras específicas encomendadas a artistas locais de 27 de Fevereiro a 24 de Março, a cargo da editora con+ainer. Nesse mesmo dia, para sublinhar o fecho, Kode9, o fundador da soberba Hyperdub e um dos importantes nomes do dubstep londrino, actuará na GNRation, partilhando o cartaz com Nigga Fox e ainda pelo colectivo de DJs bracarense Consórcio.