Está aí o Jameson Urban Routes, Parte II

Depois de um fim-de-semana com destaques a incidir sobre os nomes de PAUS, El Guincho, Inga Copeland, Nicola Cruz, Pega Monstro ou Holy Nothing, o Jameson Urban Routes regressa ao Musicbox, em Lisboa, para encerrar a sua edição de 2015 nos próximos dias 30 e 31 de Outubro.

Para a sexta-feira, dia 30, os argumentos ficam para os que já têm o bilhete na mão. O dia encontra-se esgotado e prevê-se que para The Sunflowers (22h30) a plateia já esteja bem composta. Tudo certo para assistir a um dos nomes com melhor onda da nova vaga de música portuguesa – eles são uma dupla do Porto e gostam de florir o punk com surf rock e indie. Uma boa forma de abrir o apetite à estreia nacional de La Femme (23h30), motivo principal pelo qual os bilhetes se encontram inacessíveis. Os autores de Psycho Tropical Berlin são influenciados pela música punk, kraut e psych e fazem do seu francês a sua arma mais distinta para uma pop hipnótica. Da francofonia regressa-se à música made in Portugal com Xinobi (01h30), em formato live. Bom conhecedor do Musicbox, o músico e produtor, juntamente com a banda com que se apresenta para este concerto, apresentará o seu álbum 1975, invocando a música de dança aliada ao funk, disco e house. Para encerrar a noite conta-se com DJ set de Hyenah (03h00), um nome recente do deep house europeu que se deve ter em conta no futuro da cena clubbing internacional, antes de Mike Stellar (04h30) fechar a pista com a procura da batida perfeita com a sua vasta mistura de estilos.

Para sábado servir um fecho em beleza deste Jameson Urban Routes, Ricardo Remédio (22h30) assina uma das primeiras apresentações do seu trabalho em nome próprio. Deixou cair o nome RA, mas continua a estudar a máquina do techno-industrial como nos habituou e fica a promessa de revelar de que essência se faz Natureza Morta, álbum de estreia a ser lançado em 2016, produzido por Daniel O’Sullivan (Ulver, Grumbling Fur, Mothlite) e masterizado por James Plotkin (Khanate, OLD, Scorn). A fasquia sobe para receber uma das mais aparentemente improváveis colaborações, a de Suuns & Jerusalem In My Heart (23h30). Em palco não se visitará a carreira de nenhum dos projectos, mas sim o disco que juntos editaram e que de forma harmoniosa balança o universo cosmopolita e agitado de Suuns com as paisagens áridas e quentes de Jerusalem In My Heart. Depois dos headliners segue-se o voodoo-dub de HHY & The Macumbas (00h30), autores de selvajaria ao vivo transformada em disco com Throat Permission Cut – um aliciamento tribal e chamamento fantasmagórico liderado pelo “médium” Jonathan Saldanha. O Jameson Urban Routes 2015 não se despede sem o clubbing pela noite fora – primeiro com RP Boo (02h00), o «John Coltrane do Chicago Footwork», diz a Pitchfork com toda a razão, e depois com o jovem português Blastah (04h00).

Ainda que não se aplique ao dia 30, os bilhetes diários podem ser adquiridos por 14 euros cada. Caso seja necessário apalpar terreno sonoro ou recordar o primeiro fim-de-semana do Jameson Urban Routes, temos uma playlist no Spotify, aqui. Mais informações, aqui.