Em 2014 realizou-se a 38ª edição da Festa do Avante!, na já habitual Quinta da Atalaia, no Seixal, nos dias 5, 6 e 7 de Setembro. Estivemos presentes neste evento político-cultural com as atenções viradas para a veia artístico-musical vivida no recinto.

Devido a imprevistos de última hora, só conseguimos elaborar foto-reportagem do evento. Assim sendo, retratamos através de fotografia o ambiente vivido durante a Festa e os espectáculos em que focámos o nosso olhar.

No 1º dia, no Auditório 1º de Maio, estivemos atentos ao Grupo de Artistas de Chongqing e as suas habilidades, antes de migrarmos para o Palco Solidariedade para PuntzkaPuntzFast Eddie Nelson e para o Palco Novos Valores para Skills & The Bunny Crew.

 

No 2º dia, apesar da chuva apertar (e de que maneira) ao final do dia, deu para seguir alguns concertos no Palco 25 de Abril. A abrir o dia estiveram os The Ramble Riders, seguidos dos sempre entusiastas Diabo na Cruz. Seguiram-se os espanhóis Coanhadeira, o concerto de Jorge Palma & Os Demitidos, que contou com a participação de Sérgio Godinho, antes de se seguir para o Auditório 1º de Maio para encontrar Celina da Piedade. O regresso ao Palco 25 de Abril mostrou-nos Oquestrada e o Palco Novos Valores motivou-nos com Delaphants. A noite avançou e a chuva não arredou pé, deixando de fora a nossa presença em concertos de A Naifa, The Legendary Tigerman ou Nu Soul Family.

 

No 3º dia, a chuva parece ter passado ao lado da Quinta da Atalaia. Eram 14 horas e os Kumpania Algazarra já faziam o Sol brilhar junto ao Palco 25 de Abril. No Auditório 1º de Maio, uma hora depois, era a vez de actuar Gonçalo Bilé, que teve em Frankie Chavez um convidado muito especial. Já depois das hostes políticas no Palco 25 de Abril, os espanhóis La Troba Kung-Fú fizeram para aquecer a audiência, mas nada que mordesse os calcanhares à performance explosiva de Buraka Som Sistema, fechando a 38ª Festa do Avante da melhor forma com um concerto demolidor.

 

Assim se realizou mais uma edição da Festa do Avante!, evento que todos os anos divide opiniões, mas que se faz de várias formas consoante a visão dos presentes. Nós movemo-nos pela música e pelo ambiente. Foi com esse intuito que elaborámos foto-galerias dos concertos, acima, e fotografias do espírito da Festa, seja pela espontaneidade no recinto ou pelos teatros de rua, a cargo da nossa fotógrafa Rute Pascoal. Para o ano há mais, certamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.