Ponto de situação: os festivais de verão

Muitas confirmações, muitos festivais. Verão é sinónimo de calor, férias – salvo seja, festas e… música. Que melhor do que se situar o que há de ofertas nos festivais de verão em Portugal (e não só) para 2014?

Temos acompanhado as confirmações dos festivais via Facebook (algo que recomendamos fortemente a fazer) e as actualizações dos cartazes nas páginas dos festivais no nosso site têm sido constantes. Clicando no nome do festival à esquerda, pode ser consultada a nossa página relativa ao festival, com actualizações sempre feitas. Portanto, segue o ponto de situação para os festivais que destacamos até à data, por ordem cronológica:

Rock In Rio Lisboa: O verão é longo e, na rota dos festivais, começa ainda mais cedo. Maio não é verão, mas já temos Rock In Rio Lisboa (na foto) com alguns nomes confirmados, de onde destacamos Queens Of The Stone Age, Arcade Fire e Linkin Park. Esperam-se mais nomes, estando ainda um dia totalmente em aberto.

Optimus Primavera Sound: O cartaz já foi totalmente revelado, perdendo alguns nomes do seu irmão mais velho de Barcelona. Ainda assim, destacamos os concertos de Pixies, The National, Neutral Milk Hotel, Mogwai, Slowdive, Godspeed You! Black Emperor, Slint, St. Vincent, Darkside ou Warpaint. Um cartaz de luxo no seio da Parque da Cidade do Porto, logo nos primeiros dias de Junho.

Santa Maria Summer Fest: O festival extremo de Beja ganhou expressão com a sua edição de 2013 e já faz parte da rota de festivais nacionais de menção. No ano passado houve concertos de Doom ou Process Of Guilt, mas este ano há outras novidades. Extreme Noise Terror, Rompeprop, Filii Nigrantium Infernalium e Switchtense estão no topo do cartaz da primeira edição paga do festival, estando o passe de três dias a custar uns simbólicos dez euros.

Optimus Alive: Considerado já por muitos como um festival obrigatório na rota europeia, com os louros atribuídos de um pouco de todo o mundo, o Optimus Alive regressa nos dias 10, 11 e 12 de Julho com uma série de nomes com dados firmados: Arctic Monkeys, The Black Keys, Interpol, MGMT, The Lumineers, entre outros. As suas confirmações têm sido muitas e sempre individuais, nada melhor do que seguir a nossa página do festival para estar sempre actualizado.

Super Bock Super Rock: O festival do Meco, outrora situado em outras paragens na outra margem do Tejo, celebra a sua vigésima edição nos dias 17, 18 e 19 de Julho. As confirmações são todas recentes, portanto bastante frescas: Massive Attack, Foals, Disclosure, Tame Impala e Metronomy são alguns dos nomes já avançados pela organização que promete uma edição bastante especial de comemoração.

MEO Marés Vivas: Realiza-se nos mesmos dias que o Super Bock Super Rock, mas fica na margem sul do rio Douro. Vila Nova de Gaia irá receber nomes como The Prodigy, Portishead, Skrillex ou Joss Stone. Aguardam-se mais confirmações.

Resurrection Fest: O festival não se realiza em Portugal, mas a vizinha Galiza fica mais próxima para vários portugueses do que ficam muitos festivais da capital. A realizar entre o final de Julho e o início de Agosto, o evento contará desde já com grandes nomes da música punk, metal e hardcore como NOFX, Testament, Down, Amon Amarth, Gojira, Sick Of It All, Kreator, Converge ou Watain.

MEO Sudoeste: Este ano a Zambujeira do Mar acolhe festivaleiros de 6 a 10 de Agosto, pelo menos, para 5 dias de concertos. Até agora, há confirmações de Hardwell, Jamie Cullum e Tom Odell.

Vagos Open Air: A sexta edição do festival de Vagos faz-se nos dias 8 e 9 de Agosto, estando já nas agendas de uma boa parte da audiência fã de metal. O caso não é para menos, haverão concertos como os de Opeth, Kreator, Epica, Annihilator ou Soilwork, aguardando-se os restantes nomes para compor o cartaz.

Rock No Sado: Este festival demarca-se por conter apenas nomes nacionais e levar mais música à cidade de Setúbal. Há desde já concertos de Klepht, Alcoolémia ou UHF. Serão dois palcos, com muito do rock português para mostrar ao povo sadino e não só.

SonicBlast Moledo: Um evento com características muito próprias que o vão tornando célebre. O SonicBlast leva a Moledo do Minho algumas bandas revelação do espectro stoner e psicadélico, guardando já para 2014 concertos de Blues Pills e My Sleeping Karma.

Vodafone Paredes de Coura: Indubitavelmente um dos festivais mais conhecidos do país pela sua beleza envolvente, o Vodafone Paredes de Coura faz-se acontecer este ano nos dias 20, 21, 22 e 23 de Agosto. Sabe-se, desde já, que a Praia Fluvial do Taboão irá receber Franz Ferdinand, CHVRCHES, Buke & Gase e Refree.

Entremuralhas: Possivelmente o festival com o seu público alvo mais fiel e sólido, limitado a 737 pessoas por dia devido ao espaço do Castelo de Leiria e pelo ambiente que se deseja num festival desta natureza. Há concertos de Aesthetic Perfection, Holograms, Oniric, Darkwood, The Legendary Pink Dots, entre outros.

Reverence Festival Valada: Vai para a sua primeira edição, mas o seu anúncio já ergueu as atenções. Aquele que é chamado como «irmão mais novo do Milhões de Festa» (de recordar que ainda não há novidades para este) levará ao Cartaxo nomes como Hawkwind, Electric Wizard, Mão Morta, Psychic TV, Red Fang, Crippled Black Phoenix, Black Bombaim, entre muitos outros.

Grandes festivais para um pequeno Portugal, com muita música garantida para todos os gostos e feitios. O ponto da situação será feito mais tarde, com mais confirmações e novidades para alguns destes festivais.