A TREE OF SIGNS – “Salt”

Facebook | last.fm

 

A Tree Of SignsA Tree Of Signs é a mais recente banda do bem conhecido artista luso Nocturnus Horrendus (pseudónimo musical de Alexandre Mota), mentor de inúmeros projetos, dos quais se podem destacar Corpus Christii e Morte Incandescente. Se qualidade é algo comum a todos os seus trabalhos, também Black Metal o é, pelo que é com surpresa que se vê agora o seu nome associado a Doom Metal/Psychedelic Rock. Mais curioso ainda, o projeto nasce aliado à sueca residente em Portugal Veronica Setterhall, com quem trabalhou ao vivo em Morte Incandescente, que está também associada a outros três projetos de Black Metal. O trio é completado pelo baterista Pedro Almeida, nome que confesso ser novo para mim.

Como se safam os “black metallers” nesta mais que improvável experiência a tocar uma sonoridade clássica? Diria que apetitosamente bem. Estes cerca de 25 minutos de Salt levam-nos numa viagem verdadeiramente intensa, pesada e mística. Diria que a essência misteriosa do Black Metal foi transportada para uma dimensão rock e psicadélica, o que lhe dá uma cara totalmente nova e mais agradável para o público em geral. O teclado cria ambientes densos bem ao estilo dos anos 70, o baixo tocado como uma guitarra é de loucos e dá um sentimento “doom” penetrante e bastante “groovy”, tudo isto acompanhado por uma bateria que marca o ritmo e dá uma grande variação aos temas, não se limitando a acompanhar o som, tendo personalidade própria.

A voz da Veronica é amarga, fria e poderosa, como mandam as regras do Doom clássico, tendo momentos muito bem conseguidos. No seu conjunto, o trabalho é sólido e tem uma identidade bastante vincada, pecando apenas por ser curto. Os meus destaques vão para o primeiro e último temas, especialmente o último, que soa a uma fusão de Black Sabbath com Deep Purple. Se alquimia é o tema central do EP, podemos afirmar com segurança que a banda está no caminho certo para encontrar a pedra filosofal.

// David Matos

[one_half] A Tree Of Signs - Salt
[/one_half] [one_half_last] País
Portugal
Género
“Alchemy” Doom Rock
Membros
Veronica “V-Kaos” Setterhall – Voz, teclado
Alexandre “N.H.” Mota – Baixo
Pedro “Tosher” Almeida – Bateria
Alinhamento
Greate Python | Book Of Silence | Red Lune Sol and Sea | Of The Division Of Chaos
[/one_half_last]

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.