BEHEMOTH: Frontman pode ser preso

De acordo com o Reuters, o Supremo Tribunal da Polónia declarou que o frontman dos BEHEMOTH, Adam “Nergal” Darski, cometeu um crime, em Setembro de 2007, quando chamou à Igreja Católica de ”culto mais assassino do planeta” durante um show em Gdynia, em que também rasgou um exemplar da Bíblia, chamando-o de ”um livro de mentiras”.

Um tribunal de primeira instância vai agora decidir se Nergal é culpado pelo crime, que prevê uma pena máxima de dois anos de prisão.

“A decisão é negativa e restringe a liberdade de expressão. O Tribunal decidiu que isso é permitido num sistema democrático.”, disse Jacek Potulski, um advogado de Nergal, acrescentando também que ”ainda estamos a discutir o facto de estarmos a lidar com arte, que permite as declarações mais críticas e radicais”.

Ryszard Nowak, presidente da Comissão de Defesa Nacional da Gestão Privada Contra as Seitas, disse à TV polaca sobre a recente decisão do tribunal:

“O Supremo Tribunal disse, claramente, que há limites para os artistas que não podem ser ultrapassados.”

Em Agosto de 2011, o Juiz Krzysztof Wieckowski, comentou que Darski ao rasgar a Bíblia durante um concerto era “uma forma de arte consistente com o estilo da banda”, acrescentando também que “o Tribunal não tem intenção de limitar a liberdade de expressão ou o direito de criticar a religião”.

Esta queixa ao frontman dos BEHEMOTH, deveu-se a um fã, mais propriamente Nowak, que se sentiu ofendido por terem insultado a sua religião como também acusou-os de promoverem o satanismo. O caso tinha sido interrompido pois na lei polaca é preciso pelo menos 2 queixas formais, mas recentemente, um número indeterminado de queixas foram apresentadas.

Uma reportagem acerca do sucedido pode ser conferida abaixo: