BEHEXEN – Nightside Emanations

Banda – Behexen
Lançamento – Nightside Emanations
Data de Lançamento – 10.09.12
Género – Black Metal
Origem – Finlândia
Label – Debemur Morti Productions

 

“The serpent of black fire is summoned to set the world aflame, mankind and his impetitude razed and cleansed by the unforgiving tendrils of serpentine flame.”

 

Acaba de surgir um novo “demónio”. Mais um a coleccionar pelos finlandeses Behexen que desde 1994 nos habituam a excelentes álbuns de Black Metal, bem típicos e próprios daquilo que a bancada finlandesa nos tem apresentado ao longo dos anos.

Falo, sem mais rodeios de um “Nightside Emanations” bem pesado e com uma atmosfera incrível, sem deixar qualquer dúvida ao ouvinte de que se trata de o ambiente rígido e blasfémico que só estas criaturas finlandesas conseguem transportar para dentro das suas composições. Como manda a tradição e cultura ambientada em todos os lançamentos da banda, podemos vestir os nossos casacos de pelo e esperar um dos mais gélidos ares vindos directamente do mais “tremeliquento” aparelho de som que tivermos, pois aí vem um black metal maduro, consistente, técnico e acima de tudo, com um corpo atmosférico nunca antes visto! Riffs e grunhidos de arrepiar os tímpanos e temas líricos capazes de asfixiar a íris de quem as lê e tão bem entende.

Algo mais a apontar de positivo? Bem… Evolução… penso que é a palavra mais adequada para caracterizar este novo álbum de Behexen. Apesar de persistirem na mesma linha de culto ás origens do que é o “Escandinavian Black Metal” a nível lírico e temático, é mais do que nítida a vontade de evolução de toda a composição gravada neste lançamento. Pois não é esse mesmo um dos pontos cruciais do Black Metal? Chama-se evolução e Behexen alcançaram tudo isso e muito mais naquele que considero o seu melhor álbum.

Tenho que salientar aquela que, para mim, é a “faixa chave” de todo este quinto álbum Finlandês.  Foi ela chamada de “We Burn With Serpent Fire” e é simplesmente uma composição magnífica! Toda ela sucumbida numa atmosfera entorpecida e doente, acompanhada de batidas bem rápidas, uma voz avassaladora, esta faixa não foge em nada ao que é o típico Black Metal de Behexen. E que solo lindo!…

Esta nova “criatura blasfémica”, concebida e alimentada por esta magnífica banda, possui muito provavelmente o som mais avassalador e sufocante que já ouvi este ano.

Tracklist:
01 – Intro
02 – Wrathful Dragon Hau-Hra
03 – Death’s Black Light
04 – Circle Me…
05 – We Burn with Serpent Fire
06 – Luciferian Will
07 – Awaken Tiamat
08 – Temple of the Silent Curses
09 – Shining Death
10 – Kiss of Our Dark Mother

 

Classificação – 9/10