Facebook

Twitter

Subscreve

Subscreve o nosso RSS Feed

ENTREMURALHAS 2012 @ Castelo de Leiria, 25 e 26 de Agosto

Entremuralhas – Festival Gótico 2012

Texto por: David Matos
Fotografia por: Telma Correia
Fotografias extra por: David Matos e Marina Silva 

O festival gótico Entremuralhas é um motivo de orgulho para Portugal: é algo único no mundo, tanto pelas suas características logísticas, como pela qualidade e diversidade do seu cartaz, que abrange um vasto leque de expressões culturais, sobretudo manifestas musicalmente, associadas aos apaixonados pela cultura gótica e não só. Englobando uma oferta cultural que vais desde o medieval ao cyber, do neoclássico ao industrial, do neofolk ao gótico, do pop ao rock, a sua terceira edição foi um regresso ao formato original de dois dias e manteve o elevado patamar de qualidade a que as duas edições anteriores nos habituaram.

Mais do que um evento nacional do qual os portugueses se devem orgulhar, o Entremuralhas torna-se progressivamente num ponto de encontro a nível europeu para os apaixonados pelos estilos supra-citados, tendo sido este ano vendidos bilhetes um pouco por todo o velho continente. É de salientar o contagiante espírito que o castelo proporciona, juntando todos os intervenientes num ambiente calmo e íntimo, como se de uma grande família se tratasse. Um invisível laço de mútua compreensão une os presentes, tornando-se o Castelo de Leiria a nossa casa durante dois dias.

Em 2012, a Fade In voltou a reunir um leque de artistas icónicos, dos quais se destacam os nomes de Clan Of Xymox, Suicide Commando, VNV Nation, Rome e Of The Wand And The Moon. Sete estreias em solo nacional, aos quais se juntaram três regressos, sempre vem vindos. A essência dos três palcos foi transportada da edição anterior, pelo que não vou repetir a análise que fiz o ano passado. Quem quiser saber um pouco mais sobre cada um deles, pode lê-lo na análise ao Entremuralhas 2011 .

A presente reportagem incidirá apenas sobre os concertos, no entanto, é importante frisar que este ano o Entremuralhas voltou a ter uma interessante oferta fora dos palcos, desde um desfile de alta costura da estilista Kristine, intitulado Once Upon Midnight, à habitual exposição de pinturas, comércio alternativo e projecção de filmes mudos (este ano dedicado a Tod Browning, com as suas obras The Unknown e Dracula). Espero que quem teve o prazer de estar presente no Entremuralhas 2012 reveja aquilo que sentiu neste texto, e que os ausentes possam obter um retrato fiel do que se passou entre muralhas nos dias 25 e 26 de Agosto.

✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠

Concertos

Dia 1: Jo Quail, Stellamara, Rome, Clan Of Xymox, Suicide Commando

Dia 2: Dernière Volonté, Daemonia Nymphe, Of The Wand And The Moon, The Beauty Of Gemina, VNV Nation

✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠✠

Galeria de Fotos

[em actualização]

Etiquetas:

Artigos Relacionados