DARKTHRONE

Sempiternal Past: The Darkthrone Demos

[Duplo CD – Peaceville Records – 14 Nov. 2011]

 

Os Darkthrone são uma banda que dispensa apresentações. Nascidos no final da década de 80 como uma banda de thrash/death, depressa progrediram para um som mais técnico e experimental, tornando-se num dos maiores nomes do Black Metal norueguês. O seu mais recente lançamento, Sempiternal Past: The Darkthrone Demos, pretende retratar uma realidade algo longínqua, aqueles anos um pouco esquecidos em que o nome Darkthrone era ainda para muitos desconhecido.

Sempiternal Past, enquanto lançamento, não é uma novidade. De forma idêntica ao que foi feito em 2008 com a compilação Frostland Tapes, este álbum contém as primeiras demos da banda, lançadas entre os anos de 1988 e 1989 (Land of the Frost, A new Dimension, Thulcandra e Cromlech), compilando todo o material de culto, actualmente inacessível ao público, numa edição remasterizada a partir das melhores gravações. Esta nova compilação contém ainda uma gravação ao vivo de 1989 na Oslo TV, e encontra-se disponível também numa edição de duplo vinyl.

Não se tratando do primeiro álbum do género, o seu interesse acaba por existir meramente da perspectiva do coleccionador, ou para aqueles fãs que poderão ver nesta edição mais cuidada, uma oportunidade para adquirir as primeiras gravações da banda. A qualidade dos trabalhos aqui apresentados é, obviamente, discutível, mas a sua importância no caminho que viria ser traçado pelos próprios Darkthrone é óbvia. Possibilita-nos, também, acompanhar a progressão da banda ao longo dos seus primeiros anos, progressão essa que viria a culminar no seu primeiro álbum de 1991 Soulside Journey, cujo registo mais death se encontra um pouco longe da sonoridade que depois podemos encontrar em álbuns míticos como A Blaze in the Northern Sky (1992) ou Under a Funeral Moon (1993).

Sempiternal Past: The Darkthrone Demos é assim um álbum que agradará aos fãs mais exigentes, constituindo uma aquisição de valor para todos os colecionadores e admiradores do trabalho dos Darkthrone.

 

Sempiternal Past tracklist:

Disco 1

  1. Land of Frost
  2. Winds of Triton
  3. Forest of Darkness
  4. Odyssey of Freedom
  5. Day of the Dead
  6. Intro: Twilight Dimension
  7. Snowfall
  8. Eon
  9. Thulcandra

Disco 2

  1. Archipelago
  2. The Watchtower
  3. Accumulation of Generalization
  4. Sempiternal Past / Presence View Sepulchrality
  5. Iconoclasm Sweeps Cappadocia
  6. Soria Moria (Live)
  7. Eon (Live) / Thulcandra (Live)
  8. God of Disturbance and Friction

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.