AUTHOR & PUNISHER – Ursus Americanus

Banda: Author & Punisher
Álbum: Ursus Americanus
Data de Lançamento: 24 de Abril de 2012
Editora: Seventh Rule Records
Género: Industrial Doom/Drone
País: EUA

MySpace | Facebook | last.fm

Membros:

Tristan Shone – Máquinas, Baixo, Voz

Alinhamento:
01. Terrorbird
02. Lonely
03. Mercy Dub
04. Set Flames
05. Flesh Ants
06. Below And Above You
07. ILL Consuming

Fazendo jus ao nome do site que recebe esta análise, entregamos então um disco de puro ruído sonoro. Este é o projecto músico-industrial do engenheiro de som Tristan Shone, construtor das suas máquinas produtoras de som e da sua fantástica conjugação. Em 2010, através do nome Author & Punisher, o mesmo lançou “Drone Machines” – álbum de estreia que surpreendeu pela sua inovação e recriação de uns adormecidos Godflesh. Em 2012 chega-nos “Ursus Americanus”.

Se o universo da música rotulada de noise tem um catálogo de artistas notáveis, não é descabido admitir que Tristan tem todo o potencial para entrar no lote. As suas composições têm uma fase que muitos não contam – Tristan Shone começa primeiro por desenvolver os instrumentos e só depois parte para a parte musical do processo. E é aí que nos chega o som pesado e massivo, causador de distúrbios de um modo único. Os elementos de doom dão aos mãos às máquinas para uma sonoridade industrial bastante “oleada” e fluída, fazendo “Ursus Americanus” parecer sempre curto apesar dos longos rugidos de ‘Lonely’ e ‘Set Flames’.

Não é fácil de absorver, especialmente aos mais habituados ao standard dos instrumentos e dos elementos da música pesada. Mas se existe interesse na originalidade e na capacidade de concretizar o talento, Author & Punisher é nome artístico de um dos memoráveis álbuns de 2012. Seja em headphones ou em speakers, elevem bem o baixo que dá imenso gosto sentir o mundo tremer.

// Nuno Bernardo

 Classificação: 90/100