A SWR Inc. já deixou bem provado que é um grande nome na música extrema, e depois de Barroselas e Braga, é a vez do Porto acolher um grande evento da mesma, o SWR Porto Hard 2012.

A abertura deste festival coube aos Grog, este importante nome do death metal nacional conseguiu abrir as hostilidades para a noite de forma muito bem conseguida, todos os músicos estão de parabéns pela performance, inicialmente com o recinto um pouco vazio, rapidamente se verificou o contrário, havendo logo ímpeto para a formação da mosh pit, deixaram ainda o público mais activo fazendo a óbvia menção honrosa à seleção Portuguesa, congratulando-os e a todos os presentes. Sem duvida que deixaram o público mais que bem-disposto para o que aí vinha.

Um dos nomes mais bem conhecidos no planeta do género death metal, Cannibal Corpse entram em palco, inclusive com novo álbum editado este ano em Março, e de imediato mostram o que valem, com Demented Aggression, George “Corpsegrinder” Fisher mostra ser um monstro em palco logo desde inicio, sem qualquer pausa partem de imediato para Sarcophagic Frenzy, deixando o público ainda num alvoroço maior, começando de imediato a surgir crowdsurfing. A sala estava muitíssimo bem composta e não era razão para menos, em palco os Cannibal Corpse continuavam a mostrar o que valem e porque são grande nome do género que são, não dando tréguas e mostrando uma incrível execução musical durante todo o espetáculo, percorrendo um pouco alguns dos seus clássicos. Fisher fez questão de manter alguma conversa durante o espéctaculo, dedicando até uma música a todas as mulheres presentes na sala, nada mais nada menos que Priest of Sodom. Depois da despedida decidem presentear o público com um encore composto por Hammer Smashed Face e Stripped, Raped and Strangled, sendo que a resposta do público à primeira se fez sentir numa moshpit gigantesca, tendo em conta o tamanho da sala.

Set list:
Demented Aggression
Sarcophagic Frenzy
Scourge of Iron
Disfigured
Evisceration Plague
The Time to Kill is Now
Crucifier Avenged
Covered with Sores
Born in a Casket
I Cum Blood
Savage Butchery
Encased in Concrete
As Deep as the Knife Will Go
The Wretched Spawn
I Will Kill You
Priest of Sodom
Unleashing the Bloodthirsty
Make Them Suffer
Hammer Smashed Face
Stripped, Raped and Strangled

Após a despedida a sala ficou visivelmente mais vazia, altura na qual entram em palco os Hunted Scriptum, ostentando trajes típico de um hospital psiquiátrico, como o vocalista preso parcialmente a uma camisa de forças, aos que ficaram a banda apresentou um death metal bem conseguido e que talvez tenha até surpreendido quem não conhecia a banda, mantendo uma postura muito humilde com o público e até presenteando-o com t-shirts da banda. Bom concerto para fechar a noite, da banda que teve a difícil tarefa de o fazer depois dos monstros que são os Cannibal Corpse.

E assim terminou a primeira noite do SWR Porto Hard 2012, deixando provavelmente muito do público que iria estar presente no segundo dia bastante expectante.

Texto e Fotografia: Pedro Resende
Agradecimentos: SWR inc.

Leave a Reply

Your email address will not be published.