Mastodon + Red Fang @ Coliseu, Lisboa, 22/01/2012

Estando o concerto marcado para uma noite de Domingo, adivinhava-se já alguma enchente à entrada do Coliseu dos Recreios algumas horas antes do evento, mas não foi o caso. Estranhou-se isso até. A uma hora antes da abertura das portas, apresentava-se apenas cerca de uma centena de pessoas no hall de entrada.

Por volta das 21 horas, o quarteto norte-americano RED FANG subiu ao palco de um Coliseu ainda a meio gás. Se há daquelas bandas que não conseguem esconder o estilo musical que praticam pela sua aparência física, esta deve ser uma delas, apresentando-se com um stoner rock bastante quente. A banda tratou de nos mostrar o seu mais recente álbum, “Murder The Mountains”, à medida que a audiência ia aderindo aos riffs de David Sullivan e Maurice Bryan Giles. Destaque para alguns temas que conseguiram puxar mais pelo público, como ‘Wires’ ou ‘Prehistoric Dog’. Não se pode dizer que convenceram a quem não era fã da banda, mas também não significa que não tenha agradado a vários presentes.

Setlist:
Hank is Dead
Throw Up
Malverde
Wires
Into the Eye
Good to Die
Number 13
Humans Remain Human Remains
Sharks
Prehistoric Dog

Findados os 45 minutos de actuação de RED FANG, os MASTODON tomaram o palco de assalto com o tema ‘Dry Bone Valley’ logo entoado a plenos pulmões pelos presentes. Passando por temas do aclamado “The Hunter”  (2011) e incitando ao crowdsurf e a um mosh que chegou à 2ª fila, os americanos avançaram pela noite dentro sem muito tempo gasto com interacção com o público – dispensável, diga-se de passagem, visto que a aderência do público a temas como ‘Black Tongue’, ‘Blood and Thunder’, ‘All The Heavy Lifting’ foi enorme – cantando, num headbang marcado a cada compasso ou pelo visível mosh que não perdoava os distraídos pelas guitarras de Bill Kelliher e de Brent Hinds nas suas melodias conhecidas por todos.

Após aproximadamente 1h40 de concerto, que teve direito a uma brutalidade extrema durante os temas mais antigos de “Remission” e “Leviathan” e que foi fechado com o tema ‘Creature Lives’ em que o palco foi dividido com os membros de RED FANG, os presentes tiveram ainda direito a uma chuva de palhetas e de baquetas, o que fez com que inúmeros fãs se contorcessem por baixo das grades para apanhar o que serve agora de recordação de uma noite incrível e de uma prestação memorável.

Setlist:
Dry Bone Valley
Black Tongue
Crystal Skull
I Am Ahab
Capillarian Crest
Colony of Birchmen
Megalodon
Thickening
Blasteroid
Sleeping Giant
Ghost of Karelia
All the Heavy Lifting
Spectrelight
Curl of the Burl
Bedazzled Fingernails
Circle of Cysquatch
Aqua Dementia
Crack the Skye
Where Strides the Behemoth
Iron Tusk
March of the Fire Ants
Blood and Thunder
Creature Lives
Texto por Nuno Bernardo e Diogo Oliveira
Fotografias por Nuno Bernardo e Sofia Correia