Por volta das 21h, as portas do Santiago Alquimista abriam-se para receber o Vans Off-the-Wall Music Night, organizado pela famosa promotora Xuxa Jurássica. A sala preparava-se para uma noite quente e agressiva, on de o trash e o punk hardcore se uniam. O cartaz consistia nas bandas portuguesas: PHT (Pussy Hole Treatment), The Skrotes e Mr. Miyagi, sendo encabeçado pelos ingleses SSS (Short Sharp System).

Os PHT entraram em palco pouco antes das dez da noite. A anda foi recebida por uma sala já meio-composta que os acolheu de braços abertos cantando, “moshando” e dando início aos “stage dives”. As introduções a lembrar Comeback Kid, a bateria rápida e a energia do vocalista proporcionaram um bom concerto aos presentes. No final do espectáculo a banda mostrou-se agradecida e feliz com o apoio por parte do público.

Pouco depois subiram ao palco os The Skrotes, que iniciaram o concerto de uma forma rápida e agressiva, chamando o público para cima do palco. As corridas de um lado para o outro, a atitude da banda, o ritmo galopante e a agressividade do público (bem como os sing-alongs e os circle-pits) fizeram do concerto um verdadeiro concerto de punk, onde nem as músicas alusivas aos skates faltaram. O concerto contou ainda com diversas intervenções por parte do aprensentador da Sic Radical e membro dos Shivers, João Arroja, que sempre que podia se apoderava do microfone ajudando a festa. O set de 20 minutos (tal como o dos PHT) foi curto e deixou muitos ansiosos por voltar a ver a banda.

Seguia-se a banda que tinha arrastado muitos até ali, já conhecida pelas suas espantosas prestações ao vivo, os Mr. Miyagi. Logo desde o início pudemos compreender o que estava prestes a acontecer. O público estava frenético, o palco estava invadido e a banda estava imparável. Resumindo, os Mr. Miyagi põem toda a sua energia e força nos seus concertos, deixando todos os presentes eufóricos/extasiados com as actuações. Com os seus riffs “in your face” e as suas letras apelativas, esta banda é uma das provas da qualidade do underground português. Alguém, na audiência, gritava “toca Slayer!” e  o guitarrista e o baterista da banda fizeram a vontade à fã durante uns segundos. A ex-concorrente do concurso Ídolos, Carolina Torres, subiu ao palco na última música (tal como metade da sala) participando na “cantoria”.

Os SSS iniciaram o line-check de uma forma casual, ao qual o público foi respondendo em tom de brincadeira, dando começo ao concerto logo de seguida. O concerto decorreu num bom ambiente, com inúmeros sing-alongs e uma forte interação por parte do vocalista. Os fãs estavam incansáveis mostrando o seu apoio à banda, chegando a deixar os membros da banda um pouco emocionados, por vezes. O vocalista, Foxy, elogiou ainda a qualidade do espaço (Santiago Alquimista) e do público.

Parabéns à Vans e à xuxa Jurássica pela excelente organização de um evento desta qualidade. Esperemos que se repitam muitas mais vezes.


Clique nas fotografias para as ampliar. Mais fotografias aqui!

Texto e fotografias por Manuel Casanova

Leave a Reply

Your email address will not be published.