PRIMORDIAL

Redemption at the Puritan’s Hand

[CD – Metal Blade Records – 23 Abr. 2011]

Site Oficial | Myspace

 

Ao fim de mais de duas décadas de trabalho, a banda irlandesa Primordial continua a não desiludir. Sinal disso é o seu mais recente álbum, “Redemption at the Puritan’s Hand”, um fiel retrato do seu trabalho nos últimos anos. Apesar da grande expectativa que envolveu o lançamento do álbum anterior, “To the Nameless Dead”, “Redemption…” apresenta-se como um fiel substituto, seguindo a mesma linha temática e musical do seu anterior, apenas com alguns pequenos lapsos de genialidade, obviamente desculpáveis.

A primeira música, “No Grave Deep Enough”, dá-nos desde logo a certeza de que este não poderia ser outra coisa senão um álbum de Primordial. A perfeita conjugação musical de elementos folk e celta, com o metal mais pesado, e os vocais emotivos de Nemtheanga, fazem-nos imaginar que esta “No grave Deep Enough” é mais do que uma música, mas um ataque à inacção, e Nemtheanga um orador como nenhum outro.  Como sempre, encontramos presente a conjugação do ritmo dinâmico das músicas com letras de significado profundo que apelam à reflexão. Apesar de existir um afastamento cada vez mais significativo dos elementos Black que se encontravam mais presentes nos primeiros álbuns da banda (sobretudo em “Imrama”, álbum que teve direito a uma reedição em 2009), podemos ainda encontrá-los bastante presentes em músicas como “God’s Old Snake” e “The Black Hundred”.

Um álbum dinâmico, intercalado com alguns momentos de alguma suavidade, como em “The Mouth of Judas”. Para terminar, “Death of the Gods” sela a mensagem, nas palavras de Pádraig Pearse:

“And I say to my people’s masters: beware, beware of the
thing that is coming, beware of the risen people, who shall
take what we would not give.
Did ye think to conquer the people, or that law is stronger
than life and than men’s desire to be free?”

Tracklist:

1. No Grave Deep Enough
2. Lain with the Wolf
3. Bloodied Yet Unbowed
4. God’s Old Snake
5. The Mouth of Judas
6. The Black Hundred
7. The Puritan’s Hand
8. Death of the Gods

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.