Foi na noite de quinta-feira, dia 5 de Maio, no MusicBox, em Lisboa, que os MEN EATER iniciaram a tour de lançamento do seu 3º álbum GOLD. Este concerto foi para muitos a primeira oportunidade de ouvir este novo trabalho, embora a festa de lançamento, organizada na Volcom do Bairro Alto no dia anterior, nos tenha dado a possibilidade de o escutar antecipadamente. Para fazer as honras, os MEN EATER trouxeram consigo os MOE’S IMPLOSION e os nortenhos, WILD TIGER AFFAIR.

Por volta das 22h15 as portas foram abertas e o espaço pouco tempo demorou a encher.  Os MOE’S IMPLOSION iniciaram o espectáculo com uma energia entusiasmante e sempre muito comunicativos. Com um ‘groove’ a lembrar o funk-rock de bandas como RAGE AGAINST THE MACHINE, mas com uma atitude e melodia cortantes, de um post-hardcore potente, os MOE’S IMPLOSION são uma banda capaz de encher as medidas a qualquer um. Os jovens saltaram, gritaram, suaram, aproveitando bem a oportunidade que lhes foi dada, finalizando o concerto com um crowd-surf, por parte do vocalista, e confetis a encher o espaço.

Depois foi a vez dos WILD TIGER AFFAIR subirem ao palco e aquecerem o público para os aguardados, MEN EATER. Embora tivessem uma sonoridade um pouco menos enérgica e mais downtempo que os anteriores, os WILD TIGER AFFAIR revelaram-se um banda com bastante potencial, influênciados por um stoner sujo e pesado que não deixou ninguém no público indiferente, embora a comunicação com este tenha sido fraca, talvez devido ao nervosismo por causa dos problemas de som de que estavam a ser vítimas.

—————————————-———//——————-//—————————————————

Já depois da meia-noite as luzes no Musicbox apagaram-se, deixando apenas vísivel um palco azul rodeado de ansiedade. Os MEN EATER entraram em palco com uma presença já inconfundível e sem baixas, incendiando a audiência de energia. O espectáculo foi dividido em 3 partes (ou actos). O 1º consistia nas primeiras 4 músicas do novo álbum GOLD (que foi tocado na íntegra, de acordo com o alinhamento do álbum, à excepção do interlúdio “S A V N” que serviu como introdução às partes do concerto, e da instrumental “4:44AM”), onde estava a incluída a já conhecida por muitos “Sustain the Living”, o 1º single do trabalho. A segunda parte dava espaço aos antigos exitos da bandas, já considerados hinos por alguns. Assim pudémos ouvir sucessos como “First Season”, “Black” e “Lisboa” (na qual o vocalista André Henriques (dos LINDA MARTINI) foi chamado ao palco, embora sem sucesso). No 3º acto os MEN EATER deliciaram-nos com o resto de GOLD, com um saxofonista em palco e terminando com a faixa “The Golden” em que Makoto (PAUS, IF LUCY FELL, RIDING PÂNICO) e Chris Common (baterista dos americanos e já extintos THESE ARMS ARE SNAKES e novo membro dos RIDING PÂNICO) os acompanharam nos cânticos finais.

Resumindo, os MEN EATER deram um concerto emotivo e enérgico, afirmando-se como uma banda de peso no panorama musical português e provando que têm muito para dar.

 

SETLIST:
Illusion One
Broken in Fiction
Sustain the Living
Atlantic
——————-
First Season
Heartbeating Locomotiva
Black
Man Hates Space
Lisboa
——————-
The Ground Beneath The Ground We’ve Been
Bracara
When Crimson Trips
The Golden

Texto e fotografias por Manuel Casanova

Leave a Reply

Your email address will not be published.